segunda-feira, 26 de outubro de 2009

conclusões sobre o soninho

estamos conformados que é fase mesmo... e amigos com bbs já nos confirmaram isso também. quando chega o soninho ele não sabe fechar o olho e dormir, então começa a choramingar até apagar. o bichinho não sabe se acalmar sozinho, e a gente tenta ajudá-lo! lemos os comentários, ouvimos relatos, recebemos emails e dias se passaram para gente ganhar umas manhas. ainda não vou jogar a 'tracy hogg' no lixo, porque peguei boas dicas com ela, mas definitivamente o método PU/PD não rola. eu não devo saber fazer porque tito só consegue ficar mais histérico.
bom, a gente acabou criando umas regras para gente:
1 - primeiro sinal de sono a gente isola o bichinho! geralmente é um chorinho, mas rola de ser um bocejo ou uma esfregada no olho.
2 - a gente procura fazer ele dormir no perímetro do quarto dele, nada de "voltas olímpicas" pela casa.
3 - só saimos depois que ele dorme. se um perde a paciência chama o outro.
além disso qualquer coisa vale. as vezes ele dorme rápido, as vezes demora, as vezes dorme no colo, as vezes no berço.
agora que a gente se conformou com isso, tudo ficou mais tranquilo. talvez o lance dele dormir sozinho antes também fosse uma fase (bem melhor), e agora ele precisa da gente para isso.
o que facilitou bem a nossa vida também foi colocar hora para tudo. comer, brincar, dormir e tomar banho. então é fácil saber quando ele está com fome ou sono. e graças a um diário que o doca me deu, que registro os horários de mamadas, sonos, e afins... a gente tem notado padrões nos horários do sono, quantidade de tempo que dorme, etc. claro que tem dias que sai um pouco da rotina, mas sem estresse, no dia seguinte a gente volta para o esquema de novo.
final feliz... até a próxima novidade :) estamos esperando....

2 comentários:

Solange disse...

Até que enfim vcs chegaram a estas conclusões!!! É claro que é uma fase, aliás, criança é assim mesmo, se todas fossem iguais ou todos os dias fossem iguais, a vida seria um pouco monótona né! O jeito é ir levando sem estresse, numa nice e com calma!!! Daqui a pouco começam as frutinhas, em seguida vem a sopinha, aí ele vai dormir mais rapido, creio eu!!
Beijão filhota e parabéns pela persistência e paciência!!!

Fernanda disse...

Ah, eu tb sou fã dos diários!!
Mônica tem até hoje...
Com eles fica mesmo muito mais fácil de saber o que eles querem.