quarta-feira, 2 de novembro de 2011

a história do nome

quando decidimos engravidar só tínhamos meninas em mente... sim, no plural. zeca até ficou meio decepcionado ao constatar que era só 1 embrião. mas enfim, a gente tinha nomes e mais nomes, listas por categoria: nomes compostos - nomes 'normais' - nomes exóticos - nomes apelidos, e por aí vai.
quando descobrimos que era menino, eu chorei numa mistura de decepção (te amo filho :D) e novidade ao mesmo tempo. ficamos muito felizes sim, pelo vovô domingos, que queria um 'chumbinho' a todo custo e foi o primeiro a ser comunicado! a notícia virou tudo de pernas pro ar de novo, pois a gravidez já tinha caído no 'normal'. foi legal... mas... e o nome?!
todo mundo queria saber, nós tínhamos pouquíssimas opções, e 90% não eram apreciadas pelos dois ao mesmo tempo. eu me deixava influenciar muito também pelas opiniões dos curiosos, mas quem manda falar?! eu sou uma boca de afofô mesmo.
e o tempo passou curto... como vocês sabem tito chegou com 32 semanas. e logo veio à tona a decisão do nome. zeca muito ansioso para registrar o prematurinho jogou a bomba na minha mão... e aqui revelo que tito quase foi enrique, henrique sem 'h'. dos poucos nomes em comum que tínhamos esse era o mais 'normal', e eu ia deixar o papai, a vovó e tia érica felizes. ele teria o meu último sobrenome e o último do zeca, um conjunto compacto e objetivo.
enrique lima domingos
decidi, falei... então zeca olhou para mim e disse: tem certeza? daí concluí... se ele tivesse gostado muito teria dito: ok. então voltei a pensar. voltei também a sentir dores, meu bb ainda estava na uti e enrique parecia um nome muito grande para aquele pedacinho de picanha carregar. no meio daquele sofrimento todo pensei de novo: eu que vou decidir mesmo, eu que tô ralando mesmo, vai ter o nome que eu quiser, por um momento tentei esquecer as caras feias alheias e decidi
tito: t + i = ti, t + ó = tó
do jeito que eu gosto... curtinho, com jeitão de apelido, mas ao mesmo tempo um nome de peso que estava na certidão de imperadores, filósofos, historiadores, assassinos; achamos ele na lista de nomes bíblicos, não somos religiosos, mas tava tão difícil que qualquer listinha de nomes era levada em consideração. e zeca voltou a perguntar: tem certeza?! e eu quase fraquejei, é difícil não ter um apoio para uma escolha desse porte, mas ele impôs uma condição... tudo bem, mas só se o próximo for xxx (não vou revelar para não iniciar uma campanha contra... ou a favor). então aceitei, mas não sei se vou cumprir, sorry :( (menina, menina, menina :D). mas enfim:
tito lima domingos
ti-to-li-ma domingos... ti-tu-li-ma... não ficou esquisito?
a gente precisava de outro sobrenome, zeca não tinha mais nenhum, e como eu tinha outros dois escolhi o penúltimo. o bb teria os dois nomes do meu pai e o nome do pai do zeca.
tito meneses lima domingos
zeca perguntou: tem certeza? - vai antes que eu desista!
registrou-se!
então liga o meu pai para saber como ficou o nome do habitante da uti, e eu toda orgulhosa contei! aí ele considerou: podia ter 7 letras como o nome de todos nós:
e-n-r-i-q-u-e = 7 letras
e podia ter o sobrenome da sua mãe e meu último, esqueci de falar sobre isso com você antes!
pense na puérpera que já vinha com um choro compulsivo... chorei por mais uma noite inteira sem pregar o olho.
do nome não me arrependi não, quebramos a tradição das 7 letras, mas acho o nome do filo LINDO e muita gente que não aprovava agora curte, mas o sobrenome ficou me incomodando.

claro que tudo fica pior e mais dramático e achei que ia ficar tudo bem depois desse período crítico do pós-parto. mas um mês depois comentei sobre o meu desconforto com minha super-amiga-advogada, e ela falou: troca uai! e sexta-feira passada, depois de 2 anos e 5 meses, depois do juiz ter pedido os antecedentes criminais do filo (sério), saiu a troca.
apresento à vocês, com muito orgulho:

tito perdigão lima domingos

6 comentários:

Solange disse...

Agora vc está com a consciência tranquila!!!! Também não gostei do nome dele no começo, mas confesso que combina com ele e comecei a gostar!!! Bjks!!

Laís disse...

Acho lindo o nome dele, desde o começo... e com a gente foi ao contrário, tínhamos vááários nomes de menino, poucos de menina!

beeijos
Laís.

Ana Letícia disse...

Dani... seria engraçado se não fosse trágico, rfs...
Brincadeira!!!
O Tito, assim como seu nome, é lindo demais!!!!
Beijinhos saudosos

Titi disse...

Eu sempre gostei,lembra que ate quando falei com o Zeca, falei Tito, alias, tiramos uma foto do Titus, imperador romano para ele,la no Brithis Museum,
Ele vai ser um homem importante, agora, como voce diz, ainda e uma picaninha.
Dani, a tradicao de 7 letras e do seu pai e nao sua, porque carregar tanto peso por isso????
Te amo, amo o Titoto e o Zeca ,nome, nao tem a menor importancia, o que tem importancia e a pessoa que ele sera e se for igual aos pais ,,,sera tudo
bjks Titi

dani disse...

O importante que agora tá tudo resolvido, e acho que para quebrar mais a tradição vou escolher um nome composto para o próximo :)
Obrigada a todos, sou suspeita, mas também acho o dono do nome lindo!

Gi disse...

estamos esperando esse próximo ou próxima aí.... eu adoro Tito desde o início... e vc sabia que outro dia numa das minhas leituras, me toquei que maquievel escreveu sobre e para um tito e um lourenço...