domingo, 6 de fevereiro de 2011

1° semana de aula

e a semana que passou foi a primeira do tito na escola... mal sabe ele que vai usar uniforme por pelo menos mais 16 anos, e vai freqüentar a escola por muito mais tempo que isso.
na verdade essa decisão estava tomada desde agosto do ano passado. mas como a escolhida só aceitava ele esse ano, resolvemos esperar.

posso dizer que esse início não foi um sucesso, porque não foi como eu esperava, nem foi um fracasso. eu estava super segura, mas mesmo assim nesses dias de adaptação me deu um nó na garganta todas as vezes que ele quis fugir da sala, e quando chorou, mesmo sendo muito pouco. sim... várias outras crianças ficaram bem abaladas assim como os pais. teve um casal que foi no primeiro dia e nunca mais voltou. outros tão descolados que não respeitaram as regras da adaptação, deixaram os filhos e só voltaram duas horas depois para buscar. nessa... uma garotinha que nem conseguia falar de tanto que soluçava, foi levada para mãe que não estava lá, deu uma dor no coração.

tito chegou tranquilão, enturmado, doido para brincar... mas se recusava a tirar o tênis. interprete como quiser: ele adora o tênis? não gosta de ficar descalço? enquanto eu estiver de tênis posso ir embora quando quiser? vai saber... fui convidada a entrar na brinquedoteca quando ele começou a sair correndo pela porta para: ver se a gente tava ali? explorar outros ambientes? vai saber... entrei com ele, que topou tirar o sapato, mas só brincava com ele nas mãos. no dia seguinte, de porta fechadas, ele ficou descalço, mas de vez em quando ia checar se o tênis estava no mesmo lugar, engraçadíssimo.

no primeiro dia todos saíram correndo da sala quando a porta foi aberta. no segundo, pais ansiosos na porta, e crianças dançando lá dentro... ninguém quis sair num primeiro momento.
nos dois primeiros dias, tito não chorou, no terceiro e quarto chorou quando fomos embora.
eu super me comportei no três primeiros dias, já no quarto, chorei quando ele não quis ficar no parquinho quando me viu saindo. e eu achei que isso não ia acontecer... mas depois relaxei quando fui espiar pelo monitor e ele estava dançando com a professora de múscia!

eu achei que ia ficar muito mais feliz (do que estou) com ele na escola, do que em casa com a babá. mas num primeiro momento dá uma sensação de 'eu não vou mais saber o que ele está fazendo o tempo todo'. bem ou mal, a babá eu monitorava o tempo todo, lá a professora só me dá um panorama geral do que tá rolando. mas É CLARO que é muito mais produtivo, divertido, estimulante, etc, para ele!!!
pois é, ele vai acostumar e nós também, e quem sabe se eu tiver outro filho vai ser esse episódio de novo, ou não.

agora um lance para outro post (porque esse já tá enorme) é... socializar com os pais dos coleguinhas dele... um drama, ou comédia, a parte!

4 comentários:

Anônimo disse...

Dani, relaxe! A desvantagem de começar tarde é essa... A adaptação é mais complicada. Vi muito isso na Cabo Frio. Mas tem que ser firme e passar segurança para ele. Também via muito menino fazendo birra enquanto os pais estavam por perto, mas nada que não resolvesse depois de ver um novo briquedo. Pense no lado positivo: pelo menos ele não vai ficar tão doente quanto as crianças que vão para a escola com menos de 1 ano de idade!! E se serve de consolo, eu - quer dizer, João - também estAMOS em nova fase de adaptação: Marista - 1.400 alunos... Ele está muito bem, mas eu estou estranhando a escola, a nutricionista, as coisas que somem... Coisa de colégio grande, para criança grande! Só que nem sempre os pais acompanham... Beijo grande, Fernanda.

Solange disse...

Quando Guto foi pro maternal, foi uma choradeira geral e tive que ficar duas semanas inteiras full time na escolinha, mas na terceira semana a professora me mandou voltar pra casa, assim que o deixasse na sala...ele chorou meia hora, depois se enturmou... dia seguinte chorou 15 minutos e por aí foi...Mas com vc foi completamente diferente, vc disse: "Mãe, vai embora que depois vc me pega"!!! Com o primeiro filho é sempre traumatizante, com o segundo, que vendo o irmão ir pra escola e voltar, ele vai com mais segurança...Tudo isto faz parte!!! Normalíssimo, minha linda!!! Bjks!! Amo vcs!!!

Gi disse...

li no reader e vim aqui comentar... vc já sabe que eu adoro o esquema escolinha, né? clarice já chorou várias vezes, lourenço começou a chorar esta semana, na hora de ficar dentro sala, mas em segundos já está todo feliz... tem criança com 4 anos que frequenta desde o berçário e que chora até hoje... mas eu adoro, nem tudo são flores e confetes, mas eu continuo adorando,,, blábláblá
fizemos um esquema com os pais dos coleguinhas, trocamos e-mails e telefones, acho bom para acompanharmos as crianças e propor ideias à escola, acho bom... às vezes rolam uns encontros, vamos às um milhão de festinhas e por aí vai... já tem pai pensando na escola para depois do canarinho, mas só qro pensar nisso em 2012... não tem jeito, eles precisam da escola, vamos nos divertir então... tito está lindão de uniforme!

Laís disse...

Dani, que novidade boa! Tito na escola... é um mix de sentimentos mesmo, né? No caso da Malu, a adaptação foi mega tranquila, acho que tbm pelo fato de ela ter entrado no meio do semestre? Não sei, só sei que ela ama a escolinha e se desenvolveu muito desde que entrou - desde a primeira semana! Espero que o Tito se divirta muito nessa nova fase! E boa sorte para a *sua* adaptação tbm... =)

beeijos!
Laís