domingo, 28 de novembro de 2010

18 meses

pois é... ontem meu prematurinho completou o tão especial 1 ano e meio!
pensei em fazer festinha em casa com bolinho e vela, mas fomos a um casamento e bagunçou meus planos.
coordenação: anda desde os 11 meses e agora já corre tudo por aí. às vezes tropeça no próprio pé, mas geralmente é porque já tá com sono. parou de cair tanto e se machucar tanto como antes.
alimentação: já come tudo o que comemos. já experimentou quase tudo... não dou refrigerante, acho que só isso que nunca pôs na boca. já tenta comer sozinho, mas a comida cai mais da metade pra fora da boca. então são duas colheres uma pra ele e uma pra mim. está cheio de manias, como a de misturar a sobremesa com a comida, cuspir legumes e carnes em pedaços grandes. cozinhamos arroz com legumes, trituramos a carne com legumes e assim vamos quebrando o galho. voltou a comer bem e tem muito apetite para comida e lanches também. esses dias ficou fã do kiwie e da banana, que não ligava muito.
comunicação: não fala quase nada. falou primeiro 'gol', 'mãmãmã', 'táu', 'papa' e começou a tagarelar em 'titânico'. às vezes sai umas coisas parecidas com palavras. e esses dias começou a repetir o que falamos, à la barbosa. fala chuva: chúuu, fala tito: tiiii (acompanhado de um tapinha nele mesmo), e por aí vai. acho que vai chegar uma hora que vai começar a falar tudo ao mesmo tempo.
comportamento: continua mexendo em tudo que não pode, mas já consegue se controlar de vez em quando. está mais carinhoso. aprendendo a mandar beijo, beijando a própria mão, e quando quer, sapeca um beijo na gente, mas é difícil. ainda é muito mais fã do papai que da mamãe. dá abraços e solta gritinhos de alegria quando ele chega do trabalho.
sono: dorme de 2 a 4 horas durante o dia. no final da manhã é certo... a tarde está começando a falhar. a noite está dormindo no máximo às 21h e segue dormindo de 10 a 11:30 seguidas.

está muito esperto... hoje ouviu o interfone do vizinho e movimentação de alguém entrando ao lado. ficou nervoso achando que era alguém chegando aqui em casa. correu para mim, fez um discurso na lingua dele e apontou para porta... fofo.

Um comentário:

Laís disse...

Oie, deixei um selinho para vc no blog da Malu...

beeijos,
Laís