sábado, 2 de maio de 2009

Sobre o curso de babies

Finalmente consegui um tempo para postar sobre o tal do curso de bebês. Peço desculpas pela demora, mas do jeito que estão indo as coisas por aqui em casa, fazer algo importante invariavelmente implica em deixar de fazer outra coisa igualmente importante. Para o curso do hospital ser feito, tive de deixar de assistir duas aulas de português do meu cursinho (que eu tenho aulas praticamente todos os dias inclusive aos sábados).
Claro, claro, diria a minha sogra. O seu curso de grávidos (que nem me ensinou como trocar as fraldas) é mais importante que um curso de português. Ahã. Quando finalmente pude assistir a tal da aula, o professor em questão já começou assim: 'Como foi dito na aula passada, as Orações subordinadas substantivas utilizam as conjunções x, y e z...'
Ah vocês não entenderam nada? Eu também. Tudo isto por conta do tal do cursinho. Mas vamos lá ao tal dito cujo. Fiz algumas anotações no primeiro dia, que eu vou tentar reproduzí-las aqui, devidamente corrigidas. O segundo dia não apresentou tantas novidades em relação ao primeiro, e convenhamos, o que a gente escreve de forma espontânea é muito mais divertido. Lá vai:
"(Palestra começa atrasada ...)
Situação sui generis. Todo tipo de gente - expectativas, esperanças e todo aquele blábláblá .
A primeira palestra foi de um obstetra (que era tambèm um analista, diria da linha jungiana) que apresentou as vantagens e desvantagens dos partos - normal, vaginal (ué não é a mesma coisa?) e cesárea.
Entretanto, a conversa, palestra, quase se transformou em uma terapia de grupo, com aqueles arquivos pps estilo D. Solange, que fazem as mães, e pior, alguns pais com cara de machão, chorarem....
Cara, para um curso tão caro, eu achei estranho não termos uma programação de curso...
Claro, o curso estava cheio de vários tipos de papais e mamães. Para a felicidade geral da Dani, os vários tipos de gente incluia as grávidas bonitas, feias gordas, magras, em forma ou disformes. É claro que minha esposa faz parte da estatística positiva, e ficou mais tranquila quando viu as disformes...!
(Ou vocês acham que eu vou dizer O QUÊ da minha esposa no blog DELA?)
Uma coisa engraçada são os pais, os caras. Talvez fosse impressão minha, mas todos os homens pareciam meio que por fora do que estava sendo dito nas palestras. Claro que eram notáveis as exceções , mas no geral... Um bando de peixes fora d'água.
Vou tentar tirar uma foto pra vocês sentirem o clima... (nota posterior: não tirei)
Ainda sobre a palestra inicial, não sei se o povo entendeu o tal do médico. Como eu disse , ele é também, um analista - tipo daqueles de divã e tal. Então ele falou de uma série de coisas não muito usuais sobre as noções de feminismo, machismo, grau de instrução e a relação com os partos de cesárea. E a impressão que eu tive é que os caras não entenderam muito aquela conversa de patriarcado versus matriarcado.
(nota posterior : Se você está lendo e não entendendo, não se culpe: Você não é o único...)
A segunda palestra foi sobre amamentação. Podem me chamar de pervetido, mas me lembrei do Woody Allen e seu filme CLÁÁÁASICO 'Tudo que você gostaria de saber sobre sexo...': Caras, imaginem passar horas falando de sexo o tempo todo e não ser divertido. (nova nota posterior: isto ficou claro na segunda semana, quando vimos os tipos de corte que podem ser feitos em um parto normal e a enfermeira falando para os maridos - em tom confidente - 'fica zero km, ouviram???')


Um abraço a todos. E aos pais de primeira viagem: Se assegurem se o curso de grávidas ensina ou não a trocar fraldas e dar banhos, pois até agora estou sem saber como se faz.
E minha querida sogra, as espetadas foram de propósito: O dia da Sogra passou e eu não lhe mandei os minhas lembranças. Um abraço!

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme do Woody Allen é ducacete (literalmente, entre outras coisas). A parte do Burt Reynolds é hilária...

Laís disse...

Hahahah! Olha só, trocar fralda é extremamente fácil, não precisa d curso. Aliás, eu e meu marido meio que esquecemos de fazer esse curso e estamos nos virando como qqr casal que tenha feito... acho que a prática, neste caso, funciona muito mais do que a teoria.
Boa sorte!

Gi disse...

Quer treinar aqui em casa? Tem vaga para o curso prático às quatro da manhã!! Todos dias, intensivo até o seu chegar!!

Dani, o umbigo caiu essa madrugada!

Solange disse...

Meu queridissimo e amado genro! Realmente este curso e nada foi a mesma coisa!!! Pensei que vcs estivessem escolhido um curso pratico e não um teorico!!!
Mas como disse a Gi, tem treino na casa dela que começa às 4 da matina para quem acha que não sabe trocar uma fralda!
Não se assuste, ser pai é tão facil, tão facil que vc nem acredita! Sei que vc foi muito bem educado pelos seus pais e a Dani, como vc mesmo disse é muito bem educada, então vcs vão pelo instinto, olhem em volta copiem as coisas boas e não repitam os erros dos outros. Eu nem me preocupo, sei que vcs vão educar o Juquinha muitissimo bem! Quanto à esta parte de fraldas, aleitamento, cólicas, golfadas, banho, etc... se aprende na marra e na pratica. Pode deixar que a gente te ensina, daqui a pouco vc vai estar craque no assunto e vai até rir do seu medo inicial! Podes crer!! Muitos beijos e até breve!

Solange disse...

Zequinha querido
A Valdenis mandou dizer que cuidar de nenê é mais fácil que abrir cerveja no braço!! Disse que cuidou de 6 e ainda não sabe abrir a cerveja como você!! Mandou beijos e que sente muito a falta de vcs!